CI

Cotrijal orienta plantio de inverno no RS


Produtores rurais e técnicos da Cooperativa Tritícola Mista Alto Jacuí (Cotrijal) participaram ontem do IV Encontro Técnico e Perspectivas de Mercado da Cevada e Trigo, no Parque da Expodireto em Não-Me-Toque. Especialistas da Embrapa Trigo e de empresas ligadas à compra de cevada discutiram como aproveitar as condições climáticas favoráveis para as culturas neste ano, aliadas ao manejo correto e uso de tecnologia. Segundo o gerente de unidade de grãos da Cotrijal, Gelson Melo de Lima, a expectativa na região de atuação da cooperativa, que envolve 12 municípios, é de obter produtividade média acima de 2,4 mil quilos por hectare, em uma área cultivada de 60 mil hectares, sendo 20 mil hectares com cevada e 40 mil hectares com trigo.

O pesquisador da Embrapa Trigo Gilberto Cunha destacou na palestra 'Previsões Climáticas para 2003' que, com o fim do fenômeno El Niño, a tendência é de retorno de normalidade nas águas do Oceano Pacífico, ou seja, menos chuva na época da primavera. 'Isso reduz a incidência de doenças, melhora o rendimento e aumenta a qualidade do produto colhido.'

O pesquisador na área de fisiologia vegetal da Embrapa, Osmar Rodrigues, recomendou estratégias para incrementar o rendimento. Segundo ele, o agricultor e a assistência técnica precisam estar atentos ao calendário recomendado para o plantio, mas o essencial é o acompanhamento diário da planta. 'Elas seguem o seu calendário biológico e esses momentos não ocorrem no mesmo dia do ano, porque as plantas não reconhecem esse prazo.' Rodrigues salientou que a semeadura deve ocorrer dentro da faixa de zoneamento recomendada, além da atenção ao período de término vegetativo e início reprodutivo (para melhor aplicação de nitrogênio e formação de espiguetas), floração e maturação fisiológica.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.