CI

CPI vai investigar distorção na composição de insumos agrícolas

Dados foram trazidos à AL-RS em reunião de produtores com coordenador da Frenteagro do parlamento gaúcho


Representantes de sindicatos rurais do Estado estiveram reunidos na terça-feira (2) na AL-RS com o Coordenador da Frete Parlamentar Integrada do Agronegócio, deputado estadual Jerônimo Goergen (PP). Um dos temas abordados no encontrou deu conta da distorção encontrada na composição de insumos agrícolas. A informação veio à tona através do representante do sindicato rural de Dom Pedrito, Valter Pöter. Segundo ele, a Associação de Agricultura de Dom Pedrito realizou testes com oito marcas de adubos e obteve resultados negativos de qualidade em quase todos os produtos.


Aproveitando a passagem pelo parlamento em Porto Alegre, os representantes de sindicatos rurais do interior levaram o assunto ao conhecimento do presidente da CPI dos insumos Edson Brum, tendo em vista a audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito já programada para 22 de Setembro em Santiago.

Para o representante do Sindicato Rural de Dom Pedrito, é preciso alertar a CPI dos insumos sobre a situação para que tome providências: "Em uma amostragem preliminar a associação de agricultura de Dom Pedrito encontrou uma distorção bastante grande, através de análise da qualidade dos insumos, entre o que consta no rótulo e o conteúdo dos mesmos. De oito amostras que encaminhamos sete estavam com nutrientes abaixo do que constava no rótulo. Nós pedimos a CPI dos insumos que encaminhe um trabalho oficial neste sentido para preservar as condições para o produtor. Antecipamos o assunto para que possa ser mais aprofundado na audiência que a comissão vai fazer em Santiago", diz Valter Pöter.


O coordenador da Frenteagro, Jerônimo Goergen, vê a iniciativa dos sindicatos rurais como “mais um elemento para que a CPI aprofunde o andamento dos trabalhos", disse. As informações são da assessoria de imprensa do deputado estadual Jerônimo Goergen.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.