CI

Crateús recebe sementes

No Sertão dos Inhamuns, agricultores estão animados com a chegada conjunta das sementes e das chuvas


No Sertão dos Inhamuns, agricultores estão animados com a chegada conjunta das sementes e das chuvas

Crateús - Após uma noite de chuvas em todo o Município, os agricultores foram ao armazém da Ematerce receber as sementes do Programa Hora de Plantar, que iniciou nesta segunda-feira. A satisfação era evidente. Todos comemorando a chegada das chuvas e indo com os sacos de sementes para a sua localidade, com o propósito de iniciar o plantio.

"Chegou na hora certa, a terra molhada após uma noite de muitas chuvas em todo o Município, parece que, aqui, sementes e chuvas combinaram para chegar juntas", aponta o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Crateús (STTR), Antônio Ximenes.

Em Crateús, 3500 agricultores estão cadastrados no Programa Hora de Plantar e receberão as sementes nestas próximas duas semanas, de acordo com a estratégia de distribuição montada pelo escritório regional da Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará ( Ematerce), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Crateús (STTR) e Secretaria Municipal de Agricultura. São 130 toneladas de sementes, distribuídas entre feijão, milho, mamona, girassol e sorgo.

O calendário da distribuição privilegiou iniciar pelo chamado pé de serra do Município, onde normalmente a chuva chega mais cedo. O último dia, previsto para 21 de janeiro, será a vez dos agricultores que residem nos bairros da sede.

Para Edmundo Ferreira, técnico da Ematerce que coordena a distribuição neste Município, o calendário foi montado da melhor forma e a distribuição está acontecendo de acordo com as expectativas do órgão. "Tudo está ocorrendo conforme o esperado e bem organizado como nos propomos". Acredita que o calendário da entrega das sementes acontecerá conforme o previsto. "Em duas semanas estaremos terminando de entregar as sementes dos agricultores cadastrados e se sobrar sementes entregaremos aos novos cadastrados", adianta.

No primeiro dia da distribuição, feita em um armazém no Bairro Fátima II, agricultores da região de Montenebo receberam suas sementes. A animação tomava conta. Todos relatavam as chuvas caídas na região, que foram em torno de 80mm. O agricultor Diassis Gomes retirou 60kg de semente de milho e animado com as chuvas diz que já vai iniciar o plantio. "A minha terra lá no Montenebo já está pronta, aguardava somente as chuvas e as sementes. Agora que chegaram tudo vou plantar logo amanhã", aponta.

Manoel da Silva, agricultor que reside na localidade de Lagoa das Pedras, recebeu 60kg de sementes selecionadas de milho. Satisfeito com a chegada das sementes no momento das chuvas, também garante que já vai iniciar o plantio. "É bem melhor receber a semente nesta época porque ficamos tranquilos e plantamos cedo, na hora que as chuvas chegam", analisa. Ele está acreditando na quadra invernosa deste ano. "Para mim está começando bem, as chuvas de ontem para hoje já animam muito a gente", afirma.
Tempo certo


Rogelma Alves, agricultora da localidade de Lagoa das Pedras, festeja as chuvas e as sementes, ao receber seus 100kg de semente de milho. "Bom demais, estamos recebendo no tempo certo de plantas, nas primeiras chuvas". Diz que vai iniciar o plantio essa semana ainda nos seus 18 hectares e acredita que o inverno vai ser muito bom.

MAIS INFORMAÇÕES

Escritório Regional da Ematerce - Crateús - Rua Amadeu Catunda, s/n - (88) 3692.3535 - Sindicato dos Trabalhadores Rurais: (88) 3691.0208

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.