CI

Crédito educacional ajuda a alavancar o agronegócio brasileiro

Medicina Veterinária já está entre os dez cursos que mais contrataram o CredIES, da Fundacred


As novas gerações de produtores rurais serão responsáveis por garantir o crescimento do agronegócio brasileiro. Todavia, para obter sucesso é necessário investir em uma formação adequada, capaz de atender às altas expectativas da área que hoje representa 23% do PIB nacional. Estima-se que o setor emprega mais de 8 milhões de jovens, encarregados por levar técnicas modernas para o campo.

A qualificação dos profissionais é a missão da Fundacred, fundação sem fins lucrativos, com mais de 200 universidades conveniadas em todo o País. A busca é por ampliar o acesso ao CredIES, o crédito educacional para ensino superior, que já beneficiou em torno de 90 mil estudantes. Medicina Veterinária (9º) aparece entre os dez cursos que mais receberam o CredIES, graduação considerada, assim como a Agronomia, fundamental para impulsionar o crescimento da economia pelo agronegócio.

Uma das instituições parceiras da Fundacred é o CESCAGE - Faculdades Integradas dos Campos Gerais. Atualmente, ela conta com mais de 450 estudantes beneficiados pelo CredIES. Leila Aparecida, Analista Financeira da universidade, percebe que "no contexto social e econômico atual, o programa de crédito proporciona aos futuros alunos a possibilidade do acesso ao ensino superior e, consequentemente, o desenvolvimento do agronegócio brasileiro". O Coordenador de Agronomia, Jean Olinik, analisa que a formação permite às novas gerações levar tecnologias e mais conhecimento ao meio rural, aumentando a produtividade da área.

Preparando o terreno

Segundo a 7ª edição da Pesquisa Hábitos do Produtor Rural ABMRA, que ouviu cerca de 3 mil agricultores e produtores de 15 estados, a idade média dos produtores rurais é de 46 anos. Destes, 21% tem curso superior, especialmente em Agronomia (42%), Veterinária (9%) e Administração de empresas (7%).

Há uma cultura de continuidade familiar que envolve a área, na qual o agronegócio costuma passar de pai para filho. Com um modelo de negócio já estruturado, os jovens podem buscar alguma formação específica para evoluir o que vinha sendo realizado até então pela geração anterior.

É necessário preparo para os avanços que começam a aparecer no campo, incluindo a adoção de novas tecnologias e a maneira de se comunicar com os mais diversos mercados dentro e fora do Brasil. O CredIES tem servido como uma ferramenta poderosa de inclusão, pois possibilita que o estudante pague parte da mensalidade, tendo o dobro do tempo para quitar a outra parte, pagando apenas uma taxa administrativa, que é a menor do segmento.

Para fazer uma simulação, solicitar crédito ou saber mais sobre o CredIES, acesse: www.portal.fundacred.org.br.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.