CI

Crédito rural leva oportunidade de desenvolvimento a Cerro Largo

Para Colling, é um orgulho ver um filho chegar à propriedade com um trator adquirido por meio do programa Pronaf Mais Alimentos


A liberação do crédito rural permite que propriedades de diferentes dimensões e culturas se desenvolvam e incentiva a sucessão familiar. A família do agricultor Celso Colling é uma das sete beneficiadas com a entrega de máquinas e equipamentos oriundos de linhas de crédito agrícola, na sexta-feira (22-06), em Linha Tremônia, interior de Cerro Largo, Noroeste do Estado.


Para Colling, é um orgulho ver um filho chegar à propriedade com um trator adquirido por meio do programa Pronaf Mais Alimentos. “É uma satisfação para a gente ainda ter alguém em casa, junto com os pais na propriedade. A gente precisa investir em maquinário, se não, os filhos não permanecem. Com o maquinário na propriedade nós produzimos mais, melhoramos as atividades que a gente tem, e possibilita que tenhamos uma renda maior”, afirma Colling.

Na solenidade de entrega dos maquinários e equipamentos, o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar em Cerro Largo, Breno Ely, destacou o uso responsável do crédito agrícola e a elaboração de projetos de crédito e assistência técnica, elaborados pela Emater/RS-Ascar, para que os agricultores pudessem buscar os benefícios. Para acessarem as linhas de financiamento, os produtores precisaram comprovar viabilidade econômica e administrativa, além de apresentar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), cadastro junto ao agente financeiro e o projeto.

“O crédito é uma ferramenta de alavancagem de desenvolvimento, progresso, bem-estar e incentivo para nosso jovem permanecer no campo. Quem não se qualifica, não consegue se desenvolver, e acaba abandonando a atividade. O Pronaf está melhorando a cada ano, e, além de máquinas agrícolas, incentiva outros empreendimentos como o turismo rural e a aquisição de terra, desde que haja o desenvolvimento de um projeto técnico, com o qual a Emater pode contribuir em sua elaboração”, explica Ely.


O evento de sexta-feira reuniu mais de 100 pessoas entre agricultores, autoridades, lideranças, agente financeiro, cooperativas, associações, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e parceiros comerciais dos produtores. A importância das políticas públicas para o setor agropecuário foi evidenciada pelo diretor do campus Cerro Largo, da UFFS, Edemar Rotta. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cerro Largo, Carmo Lunkes, destacou a importância da facilidade das novas formas de financiamento de máquinas e implementos agrícolas.

Foram beneficiados os produtores Celso Luís Colling (trator), Eliseu Thomas (semeadeira), Gilberto Rauber (classificador de cereais), Maristela Schuster (carreta forrageira), Nadir Heck (semeadeira), Rubem Rafael Thomas (trator), Davinho Rodrigo Mumbach (beneficiário do Pronaf A). O evento de entrega teve apoio da Secretaria Municipal da Agricultura, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, COMDER, Pippi Máquinas, Industrial KF, Sol a Sol e Banco do Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.