Cresce a produtividade no Paraná

Agronegócio

Cresce a produtividade no Paraná

O Estado poderá colher 32,2 milhões de toneladas de grãos
Por:
1093 acessos
O avanço da colheita da safra de verão 2010/11 no Paraná está revelando ganhos de produtividade nas lavouras de soja e milho. Com isso, o Estado poderá colher 32,2 milhões de toneladas de grãos, o que corresponde a um adicional de 1,3 milhão de toneladas em relação à expectativa de safra do mês passado, que era de uma colheita de 30,9 milhões de toneladas de grãos, entre cereais de verão e de inverno.

O levantamento foi divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. De acordo com o diretor do órgão, Otmar Hubner, havia uma preocupação no início da colheita da safra de verão por causa do excesso de chuvas registrado em janeiro e início de fevereiro, mas depois as condições climáticas melhoraram e estão permitindo uma boa colheita.

Hubner lembrou que, além das boas condições de clima, a eficiência do produtor paranaense na aplicação de tecnologia contribuiu para o bom rendimento das lavouras.

O Paraná está colhendo novamente uma safra recorde de soja, em torno de 14,67 milhões de toneladas, um aumento de 730 mil toneladas em relação à expectativa que havia no mês passado, quando se projetava colher 13,94 milhões de toneladas. A produtividade da soja também é superior às anteriores: a média passou de 3.190 quilos por hectare no ano passado para 3.260 quilos por hectare neste ano.

Em relação à safra passada (2009/10), o crescimento da produção de soja no Paraná é de 5%, aponta o levantamento do Deral. No ano passado foram colhidos 13,92 milhões de toneladas do grão.

O milho da primeira safra é outra lavoura que está revelando bons índices de produtividade. Com isso, a expectativa de colheita cresceu de 5,39 milhões de toneladas no mês passado para 5,71 milhões de toneladas agora, em março. O clima colaborou com o desenvolvimento da lavoura e a produtividade aumentou de 7.568 quilos por hectare no ano passado para 7.714 quilos por hectare este ano.

O milho safrinha, ou da segunda safra, já está com 87% plantado e a projeção do Deral aponta para um crescimento de 50 mil hectares na área ocupada em relação à expectativa anterior. Até o mês passado previa-se plantar 1,57 milhão de hectares de milho safrinha no Paraná e este mês a expectativa é plantar 1,62 milhão de hectares.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink