CI

Cresce lista de touros certificados com fertilidade superior para IATF

ABS anunciou esta semana novidades na certificação IATFmax, que classifica touros superiores em fertilidade para IATF


Foto: Marcel Oliveira

A ABS anunciou esta semana novidades na certificação IATFmax, que classifica touros superiores em fertilidade para IATF. Além de divulgar lista atualizada de touros certificados, a empresa informou alterações no sistema.

A grande novidade é a eliminação das três categorias usadas até o momento — IATFmax+, IATFmax+3 e IATFmax+6. A partir de agora, existe apenas a denominação IATFmax, conferida a touros que obedecem a critérios mínimos rigorosos, como explica o gerente técnico e Ferramentas Genéticas Corte da ABS, Cristiano Ribeiro. “Para ser certificado como IATFmax, o touro precisa registrar uma taxa de prenhez igual ou superior a 54%, somar, no mínimo, 200 informações de DG e ser usado em, pelo menos, três rebanhos. O valor de 54% mantém as exigências de touros acima da média”, revela.

Para Cristiano, o principal objetivo da atualização é agilizar a seleção de touros jovens com desempenho superior em fertilidade. “Agora, a análise de cada touro poderá ser mais rápida e, como fazemos três análises por ano, temos condições de ter um touro jovem ingressando na empresa e certificado na primeira avaliação. Também contamos com outras ferramentas que aceleram esse processo, como o SYNC, software de coleta de dados de IATF da ABS”, explica Cristiano, acrescentando que o trabalho desenvolvido pelo grupo IATF, constituído por profissionais da ABS, é fundamental na identificação e certificação dos touros superiores, através dos dados enviados.

A ABS é pioneira na certificação de touros superiores em fertilidade na IATF, quando criou a primeira certificação há mais de 10 anos. Desde o início do sistema, já foram coletados mais de 1 milhão e meio de dados, que contribuem cada vez mais para a acurácia e fidelidade na entrega dos melhores touros aos clientes.

“Como nosso grupo é formado por representantes envolvidos diretamente com a IATF e que utilizam o SYNC, nós temos uma quantidade de dados muito grande, o que nos possibilita a avaliação de uma quantidade expressiva de animais todos os anos. Com esse novo formato, conseguimos uma maior acurácia, com mais agilidade e maior transparência. O nosso cliente sente muito confiança em usar os touros certificados pela ABS, pois ele sabe que são avaliações robustas. Ele sabe que os animais que se certificam pelo IATFmax são realmente acima da média”, ressalta o gerente de Mercado e Contas-Chave Corte, Gustavo Morales.

Novos touros certificados. Na lista atualizada divulgada pela ABS, são 64 touros ativos com a certificação IATFmax, incluindo 18 animais que passaram a integrar o grupo de touros superiores pela primeira vez. A nova lista possui 38 touros Corte Zebu (com oito novos touros) e 26 Corte Europeu (com 10 novos touros).

Os novos animais que passaram a integrar a lista dos touros IATFmax são: do Corte Zebu, Abono da Tradição, Arsenal da AFB, Dedal Marupiara OV, Especial da AFB, Rogato TUL, Total Mat., Velero Mat. e Vingador Mat. Do Corte Europeu, os novos integrantes são Assertive, Big Black, Blackbeef, Blindside, Certainty, Command, Epic Gain, Finalist, Future Force e West Coast. Acesse o link para conferir a lista completa dos touros IATFmax: https://webase.center/download/2020-04-Touros-IATFMax.pdf.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.