CI

Cresce mercado de orgânicos premium

Fenômeno deve ser visto como uma oportunidade para pequenos produtores e empreendedores


Os chamados “orgânicos premium” têm ganhado cada vez mais espaço e mercado no Brasil, aponta Sylvia Wachsner, coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos) da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA). Uma mostra disso é a abertura de mais feiras e mercados especializados em alimentos menos industrializados, isentos de aditivos químicos e com mais sabor e qualidade.

“O crescimento das feiras livres, que comercializam alimentos orgânicos e premium, com opções de gastronomia, artesanato e música, representa uma volta ao passado, onde eram comuns a troca de mercadorias e o contato mais dinâmico entre as pessoas. Hoje, há espaços alternativos que permitem o compartilhamento de valores de alimentação e saúde entre produtores e consumidores, característica que não vemos nos supermercados”, observa Sylvia.

A especialista aponta que esse fenômeno deve ser visto como uma oportunidade para pequenos produtores e empreendedores: “São produtos inovadores, com qualidades e características não encontradas nas grandes marcas. Abrem espaço para a criatividade e a inovação. Representa sair da mesmice e permitir que os consumidores conheçam alimentos diferenciados”.

Outra tendência destacada pela coordenadora é a expansão das feiras e lojas de orgânicos em centros comerciais: “Os shoppings contam com um maior número de pessoas circulando, e os feirantes atraem consumidores que possivelmente não conhecem seus produtos, nem suas marcas ou não costumam frequentar feiras municipais.”

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.