CI

Cresce venda de máquina agrícola no RS


O setor de máquinas agrícolas gaúcho fechou o primeiro trimestre deste ano com um crescimento acumulado de 31,66%, ocupando o terceiro lugar no ranking de melhor desempenho entre todos os gêneros industriais acompanhados pela Fiergs através do IDI/RS. A informação foi dada pelo presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do RS (Simers), Cláudio Bier, lembrando que o setor fechou 2002 com um incremento de 31,78% em seu nível de atividade.

Outro indicador positivo, destaca, é que a indústria de máquinas e implementos agrícolas do Estado vem mantendo um índice de desempenho superior a 20% desde agosto de 2000. Em março do ano passado, o incremento acumulado em 12 meses registrava 31,29 pontos percentuais e, em março de 2003, nesta mesma base de comparação, o crescimento foi de 32,37%.

Além disso, nos últimos três meses de 2002 a atividade do setor apresentou taxas de expansão decrescentes, vindo a reverter este quadro no primeiro trimestre de 2003. A análise mostra, também, que nos três primeiros meses deste ano houve aumento de 22,87% nas vendas totais, com crescimento de 40,80% nas compras e de 15,16% nos salários. Igualmente positivo foi o comportamento do pessoal ocupado, com acréscimo de 21,39% e nas horas trabalhadas na produção, que cresceram 37,06%, tendo a Utilização da Capacidade Instalada das indústrias ficado em 79,72%.

Segundo o presidente do Simers, a expansão das compras de matérias-primas e outros insumos é resultado da expectativa de manutenção da tendência de continuidade do incremento das vendas. Cláudio Bier chama a atenção, ainda, para a boa performance das exportações do setor, que cresceram 54,13% no primeiro trimestre, comparativamente com igual período de 2002, totalizando 41,1 milhões de dólares.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.