Crescem embarques de mel no país
CI
Agronegócio

Crescem embarques de mel no país

Os Estados Unidos foram o principal destino das exportações de mel
Por:
Problemas climáticos, que provocaram quebra de produção na Argentina e no continente asiático, garantiram que o Brasil exportasse 20,6 mil toneladas de mel, com receita de 65,2 milhões de dólares, entre janeiro e novembro de 2011. Segundo levantamento do Sebrae, em receita houve incremento de 24,1%, enquanto que, em peso, a expansão foi de 17,8% na comparação à igual período de 2010. O preço médio pago pelo produto exportado foi de 3,16 dólares por quilo - crescimento de 0,6% sobre igual base de comparação de 2010.


A participação em feiras internacionais, aliada à produção nacional livre de resíduos, também melhoraram as vendas externas. Segundo José Cunha, presidente da Confederação Brasileira de Apicultura e da Câmara Setorial do Mel, desde o embargo europeu ao mel brasileiro - de 2006 a 2008 - a cadeia implementou medidas para aperfeiçoar a qualidade do produto. Hoje, o mel brasileiro tem nível zero de antibióticos, acaricidas e fungicidas.


Os Estados Unidos foram o principal destino das exportações de mel, com receita de 42,8 milhões de dólares, ou mais da metade do total. A Alemanha ficou em segundo, com 12,2 milhões de dólares. O Reino Unido absorveu 4,8 milhões de dólares dessas vendas.


Segundo Cunha, o consumo do produto está aquecido também no mercado interno, onde deve ficar metade das 50 mil toneladas produzidas em 2011. Dados setoriais mostram que, no acumulado de 24 meses até dezembro, o consumo anual per capita no Brasil, que era de 120 gramas, subiu 10%.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.