A exigência de compradores externos e das empresas que querem promover a qualidade de seus produtos tem reflexo direto no mercado de certificações. Sustentada pela evolução das exportações brasileiras, a SGS do Brasil espera, em três anos, dobrar a receita anual de R$ 70 milhões. A empresa atua no país desde 1938 e é subsidiária do grupo suíço SGS (Societé Generale de Surveillance).
A multinacional fundada em 1878 é líder mundial em certificações, inspeções e testes. Está presente em 140 países e tem mais de 37 mil empregados. No Brasil são 29 escritórios, 16 laboratórios de alta tecnologia e mais de 1.100 funcionários especializados em auditorias, testes e certificações. Na região Sul, a SGS possui unidades em Itajaí, Paranaguá, São Francisco do Sul, Porto Alegre e Rio Grande, reunindo 157 funcionários.
"A SGS acredita no Brasil. Queremos crescer de forma sustentável e apostamos na diversificação para atingir o equilíbrio", diz Maurice Politi, que assumiu o comando da subsidiária brasileira em abril de 2004, e é primeiro brasileiro no topo da empresa em 66 anos de atuação da SGS no país. Politi traz a experiência internacional de ter gerenciado as atividades do grupo no Peru, México, Quênia e Argentina. "A SGS é respeitada em todo o mundo pela credibilidade e imparcialidade dos certificados emitidos. Queremos crescer no Brasil mantendo estas características e, por isso, vamos investir em capacitação dos profissionais", diz o presidente, que destinará R$ 400 mil por ano em treinamento e aprimoramento dos funcionários.
Entre os serviços prestados, destaque para análises laboratoriais e qualidade de grãos, controle de qualidade de bens industriais e de consumo, rastreabilidade, segurança de alimentos, petróleo, produtos químicos, minérios e produtos metalúrgicos, certificações de sistemas (ISOs), responsabilidade social (SA 8000), segurança industrial e saúde ocupacional (OHSAS 18001), consultoria, entre outros. Os principais clientes são Petrobrás, Vale do Rio Doce, Bunge, Cargill, Copersucar, Caramuru Alimentos, entre outros.
Conteúdo exclusivo para Cadastrados
Se você tem cadastro no Agrolink, faça seu login ou faça cadastro no Agrolink de forma GRATUÍTA
e tenha acesso aos conteúdos do site.
Não tem conta? Cadastre-se aqui