Criação de ovinos ganha incentivo em Butiá/RS

Agronegócio

Criação de ovinos ganha incentivo em Butiá/RS

Foram estruturadas atividades de repasse de carneiros, eventos e incentivo ao consumo de lã
Por:
2251 acessos

Há mais de seis anos a Emater/RS-Ascar tem a preocupação de conseguir melhores condições sanitárias para o rebanho ovino de Butiá (RS) e gerar renda. Por isto, foram estruturadas atividades de repasse de carneiros, eventos de integração entre os pecuaristas, e incentivo ao consumo e a utilização da lã ovina em artesanato.

Neste ano foi criado, inclusive, um programa específico para auxiliar os pecuaristas, utilizando recursos do Fundo de Desenvolvimento Agropecuário, com apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agrário. Como uma das atividades previstas está o encontro de pecuaristas, que acontece dia 10 de dezembro, na localidade de Água Boa, em Butiá.

Neste dia serão entregues 20 carneiros, a partir das 11h. Os animais serão doados para famílias de ovinocultores do município, pelo Programa Municipal de Repasse de Carneiros, com o objetivo de melhorarem o seu rebanho, aumentando a produção de lã e carne.

A ideia dos organizadores é que ocorra um aumento na renda das famílias, com uma produção de 800 carneiros das raças Ideal, Hampshire e Merino. A equipe da Emater/RS-Ascar em Butiá é a responsável técnica pelo Programa, por isso realiza a seleção de animais e organiza os pecuaristas, explica o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, João Luiz Carvalho Ferreira.

Para o dia 21 de dezembro está sendo organizado um concurso municipal de cordeiros e carcaças, onde os ovinocultores irão expor seus animais a partir das 15h, no matadouro do Supermercado Vendramine. Este encontro é organizado pela Emater/RS-Ascar, Inspetoria Veterinária e Secretaria Municipal da Agricultura. Já no dia 21 de janeiro de 2011, no Ginásio de esportes Municipal, haverá o Jantar da Carne Ovina, onde as integrantes do grupo "Fia e Tece" vão promover um desfile com peças em lã ovina confeccionadas por elas.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink