CI

CRISE NOS BANCOS: Brasil está livre?

“Imunidade total não existe, mas a vantagem de termos uma regulação bancária mais dura ajuda"


Foto: Pixabay

Ao que tudo indica, a crise que acontece nos bancos da Europa e dos Estados Unidos não irá chegar no Brasil, pelo menos em princípio. Atualmente, uma tensão vem permeando os países mais desenvolvidos depois da crise com o Silicon Valley Bank (SVB) e a venda do Credit Suisse para o UBS.

De acordo com o que afirma Alex Agostini, economista-chefe da Austin Rating, a crise no exterior não está nem perto de ter um desfecho, o que faz com que os especialistas fiquem temerosos porque não se tem muito o que fazer. Segundo ele, os riscos para o Brasil não são gerais, mas se concentram em alguns setores.

“Não acredito em uma contaminação sistêmica, nossa maior preocupação são com os ativos financeiros expostos à carteira global por algum fator de desconfiança, o que leva a bolsa cair ou o dólar subir, por exemplo. Uma crise também pode surgir eventualmente por causa de alguma operação de crédito irregular, como foi o caso das Americanas, diz ele.

Segundo outro especialista, Felipe Miranda, CEO do Grupo Empiricus, o Brasil não se encontra blindado de uma crise financeira. O que facilita é que apenas cinco bancos concentram atualmente a grande maioria da oferta de crédito. “Imunidade total não existe, mas a vantagem de termos uma regulação bancária mais dura ajuda. Além disso, temos cinco bancos que concentram 80% da oferta do crédito e empréstimos, o que permite maior monitoramento pelas autoridades financeiras”, indica.

Ele diz que, nos Estados Unidos, o Sistema de Reserva Federal dos EUA (FED) agiu para tentar amenizar o caso, mas acabou sofrendo críticas. “Mas se o FED não tivesse agido teria causado um malefício maior, pois poderia comprometer todo o sistema bancário”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7