CTZL e Emater-DF promovem curso sobre inseminação artificial em bovinos

Agronegócio

CTZL e Emater-DF promovem curso sobre inseminação artificial em bovinos

O curso busca capacitar técnicos, estudantes, pecuaristas e empregados do setor
Por: -Joana
3479 acessos
Começou na segunda (27) e segue até a próxima sexta-feira (1º) o oitavo curso sobre inseminação artificial em bovinos para pequenos produtores de leite, organizado pelo Centro de Transferência de Tecnologias de Raças Zebuínas com Aptidão Leiteira (CTZL), em conjunto com a Emater-DF. O curso busca capacitar técnicos, estudantes, pecuaristas e empregados do setor. Cerca de dez pessoas estão participando do treinamento, que ocorre na sede do CTZL, localizada no Gama (DF). A programação é abrangente e conta com atividades teóricas e práticas. Ao final, os participantes passam por uma avaliação.

Segundo o pesquisador Carlos Frederico Martins, coordenador do CTZL, a capacitação do trabalhador em inseminação artificial é fundamental para trazer ganhos genéticos e produtivos ao rebanho, uma vez que é a principal técnica para disseminar material genético superior ao produtor. “Este tipo de curso é um dos mais demandados. Com essas informações, o produtor poderá alcançar uma evolução na produtividade do rebanho com utilização de sêmens oriundos de touros já provados para a produção de leite”, afirmou.

Segundo o pesquisador, cursos sobre higiene na ordenha e produção de derivados do leite também são bastante demandados pelos produtores. “O curso de higiene na ordenha garante o alimento seguro ao consumidor, além de manter os animais saudáveis, pois as boas práticas agropecuárias são ensinadas por meio de teoria e prática aos trabalhadores. No curso produção de derivados do leite os produtores aprendem a fazer vários tipos de queijos, iogurtes e requeijão. Isso agrega valor ao leite produzido na propriedade”.

Outros cursos ligados à alimentação animal e ao manejo em geral do gado leiteiro também são fornecidos pelo CTZL e pela Emater-DF e completam os pilares da produção leiteira. De acordo com o pesquisador Carlos Frederico Martins, novos treinamentos para técnicos e profissionais da área agropecuária estão sendo estruturados e até o final do ano serão oferecidos com custos acessíveis. Dentre eles estão os cursos de julgamento e seleção de reprodutores leiteiros, melhoramento genético aplicado, manejo de pastagem, transferência de embriões e ultrassonografia.
 
 
As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Cerrados

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink