CI

Cuidados com uso de agrotóxicos é destacado pela Emater/RS-Ascar em evento do Novembro Azul

Durante o encontro foi lançado ainda um trabalho de pesquisa a ser realizado com os agricultores


Durante o encontro foi lançado ainda um trabalho de pesquisa a ser realizado com os agricultores

A comunidade de Mato Queimado teve a oportunidade de participar de ação do Novembro Azul, campanha voltada aos cuidados da saúde do homem, em evento realizado no último dia 10/11, no Centro de Convivência. Inserida nas diretrizes estratégicas de promoção de ações socioambientais e melhorias das condições de trabalho e de vida, uma palestra ministrada pelo extensionista da Emater/RS-Ascar Elói Vogt orientou sobre os cuidados em relação ao uso e consumo de agrotóxicos. 

Na oportunidade, Vogt também esclareceu sobre a proposta de trabalho de Manejo Integrado de Pragas e Doenças, que tem se intensificado no munícipio a partir de ações em Unidades de Referência, e consiste em saber o que está acontecendo na lavoura para poder tomar as medidas adequadas. Durante os diferentes estágios de desenvolvimento são monitoradas ocorrência de doenças e insetos para identificar o nível de ação e fazer aplicações de produtos apenas quando necessário. 

Segundo a chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Rafaela Czermaneski, o "objetivo do trabalho é mostrar que é possível usar os agrotóxicos de forma racional, sem abusos e, até mesmo, reduzir os custos da produção. Afinal, nem sempre quem obtém a maior produtividade obteve a maior lucratividade". Além disso, tem-se a possibilidade de reduzir o risco de contaminação ambiental e a intoxicação em relação à saúde dos trabalhadores e dos consumidores.

Durante o encontro, alusivo ao Novembro Azul, foi lançado ainda um trabalho de pesquisa a ser realizado com os agricultores, coordenado pelo médico Manoel Ourique, visando o acompanhamento do nível de exposição a agentes químicos através do exame de colinasterase. O exame será realizado duas vezes ao ano: um no período de entressafra e outro logo após a colheita. Através deste exame, será possível comprovar a presença de fatores adversos, resultado de medidas de controle insuficientes a exemplo do não uso de equipamentos de proteção individual (EPI), práticas de trabalho inapropriadas ou exposições a níveis máximos tolerados. O objetivo é criar um banco de dados com informações e indicadores da relação entre exposição a agrotóxicos e problemas de saúde. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.