CI

Cuidados fitossanitários marcam o cultivo de citros

Fase final da colheita de laranjas destinadas à produção de suco.


Foto: Canva

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, em Alegrete, os citros, incluindo laranja, bergamota e limão, estão atualmente em fase de frutificação. Nesse período, estão sendo realizados os cuidados fitossanitários para a política pública como pulgão e larva-minadora. Além disso, é a fase final da colheita de laranjas destinadas à produção de suco.

Segundo informações do Informativo Conjuntural divulgadas nesta quinta-feira (02/08) pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), na região de Erechim, há expectativa de aumento na área destinada ao cultivo de citros. Isso deve reduzir os preços dos grãos, incentivando a procura por outras atividades agrícolas. Apesar de um menor número de frutos, a bergamota está se desenvolvendo de forma satisfatória. Para a laranja, há planos de plantio em novas áreas em municípios como Centenário, Carlos Gomes, Viadutos, Floriano Peixoto, Aratiba, Marcelino Ramos, Barra do Rio Azul, Itatiba do Sul, Erval Grande, Mariano Moro, Três Arroios, Severiano de Almeida e Erechim. Também foi observado o aparecimento de greening (flocos) na divisão com o estado de Santa Catarina.

Já na região de Frederico Westphalen, os pomares de citros não estão em estágio de desenvolvimento dos frutos. Os citricultores estão empenhados nos cuidados necessários para o manejo de doenças como pinta-preta, câncercítrico e leprose, além de lidar com pragmáticamente como o ácaro-da-falsa-ferrugem. Além disso, estão realizando tarefas como roçada, poda, raleio das bergamotas e adubações para garantir a saúde e o desenvolvimento das plantas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.