CI

Cuidados na dessecação do trigo

A reta final da lavoura de trigo na Região Sul, especialmente RS e SC, coincide com o clima instável da primavera


A prática da dessecação do trigo é utilizada por muitos produtores na Região Sul para uniformizar a lavoura ou antecipar a colheita. A Embrapa Trigo alerta para alguns cuidados para evitar perdas na operação.

A reta final da lavoura de trigo na Região Sul, especialmente RS e SC, coincide com o clima instável da primavera. Com os grãos já formados, os produtores aguardam encerrar a maturação para realizar a colheita, muitas vezes prejudicada com dias consecutivos de chuva que causam perdas quantitativas e qualitativas no trigo.

Outro motivo para antecipar a colheita do trigo é a semeadura da soja que, em alguns locais, mostra melhores rendimentos com a implantação das lavouras na primeira quinzena de outubro.

A uniformização da lavoura e antecipação da semeadura da soja são as principais vantagens em fazer a dessecação do trigo. Como desvantagens estão o risco de menor germinação das sementes, queda no rendimento de grãos, falhas no manejo de plantas daninhas e, principalmente, resíduos de herbicida no grão. Ainda, o trigo dessecado agrega mais custos à produção, com gasto em dessecante e operação de pulverização. 

Segundo o pesquisador da Embrapa Trigo, Leandro Vargas, o único produto registrado para dessecação do trigo hoje é glufosinato de amônia, na dose de 1,75 l/ha, que seca a lavoura lentamente sem interromper bruscamente o enchimento de grãos. "A dessecação na maturação fisiológica (momento indicado para a operação) pode antecipar a colheita em, no máximo, seis dias. Pensando em antecipar a semeadura da soja, acredito que dessecar para colher o trigo apenas seis dias mais cedo não vai trazer vantagem. Não aumenta a produção da soja e pode afetar o rendimento do trigo", avalia Vargas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.