CI

Cultivar de soja da Embrapa vence ranking de produtividade em MS

Produtor venceu com produtividade de 74,1 sacas/ha


Uma cultivar de soja não transgênica da Embrapa foi a primeira colocada no concurso do ranking de produtividade 2011/2012, promovido em Laguna Carapã, a 275 quilômetros de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.

O evento está em sua terceira edição e faz parte da programação de aniversário da cidade, junto com a 15ª edição da Festa do Pé de Soja Solteiro, que começou nessa quinta-feira (19).

Em relação ao ranking de produtividade, a Embrapa aponta que o produtor rural Raphael Cassol venceu a competição com a cultivar BRS 284, conseguindo 74,1 sacas por hectare. A variedade foi cultivada pela primeira vez pelo agricultor na safra 2011/2012 em uma área de 122 hectares.


"Mesmo com a última safra atípica, de longo período de seca, o resultado foi excelente", diz Cassol, que revela já cultivou outra variedade de soja não transgênica da instituição, a Embrapa 48.

Dos 27 concorrentes do ranking, Cassol foi o único a concorrer a variedade, e a produtividade despertou a curiosidade dos produtores presentes no evento. "Eles queriam saber como foi o plantio, a adubação, todos os detalhes. Ficaram bem interessados", contou o produtor.

A variedade

Conforme a Embrapa, a BRS 284 é uma cultivar precoce de crescimento indeterminado, tolerante à presença do nematoide de galha Meloidogyne javanica. Conforme a instituição, seu cultivo é indicado principalmente para os estados de Mato Grosso do Sul (sul e centro-norte), de São Paulo, de Santa Catarina, do Paraná, de Minas Gerais (Triângulo e Alto Paranaíba) e de Goiás (sul e sudoeste).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.