CI

Cultivar de trigo apresenta boa adaptação no MT

BRS Guamirim tem apresentado bom desenvolvimento em áreas irrigadas do centro-oeste


BRS Guamirim foi originalmente criado para RS, SC, PR e SP, mas tem apresentado bom desenvolvimento em áreas irrigadas do centro-oeste

Testes realizados com a cultivar de trigo super precoce BRS Guamirim, desenvolvida pela Embrapa Trigo em parceria com a Fundação Pró-Sementes, têm demonstrado a boa adaptação da cultivar em áreas irrigadas e de sequeiro no estado do Mato Grosso.

O BRS Guamirim está indicado segundo o zoneamento agrícola do MAPA, para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, mas em testes realizados pelo programa ProTrigo, da EMPAER e SEDER MT em áreas experimentais em Alto Taquari e Tangará da Serra e em uma área irrigada em Primavera do Leste, ele tem demonstrado boa adaptabilidade.

Segundo resultados obtidos na safra 2009, o BRS Guamirim foi um dos trigos destaques do experimento, mesmo não tendo sido desenvolvido para a região. A cultivar chegou aos 81,6 sacos por hectare na unidade demonstrativa de Primavera do Leste.

Nas avaliações laboratoriais quanto à qualidade industrial, o trigo colhido na área experimental apresentou ainda força de glúten (W) de 474, o que qualifica como trigo melhorador. Originalmente o BRS Guamirim é um trigo do tipo pão.

As informações são da assessoria de imprensa da Fundação Pró-Sementes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.