CI

Cultivo de Café à Sombra: Impulsionando a Biodiversidade

Sophie Manson comentou sobre os desafios enfrentados pelas espécies devido às práticas agrícolas inadequadas


A preservação da biodiversidade, como destacado pelo estudo, é uma notícia promissora para os agricultores A preservação da biodiversidade, como destacado pelo estudo, é uma notícia promissora para os agricultores - Foto: Sheila Flores

Um novo estudo conduzido pela Universidade Oxford Brookes revelou que o cultivo de café em áreas com alta cobertura de sombra pode ser um impulso significativo para a biodiversidade, abrindo portas para uma agricultura mais sustentável e integrada à conservação.

Conduzido por Sophie Manson, Ph.D., e sua equipe do Grupo de Pesquisa de Primatas Noturnos da Universidade Oxford Brookes, o estudo demonstrou que o café cultivado em locais com mais de 30% de cobertura de copa abriga uma variedade maior de espécies de plantas e animais em comparação com o café cultivado ao sol ou em áreas com menos de 30% de cobertura de copa.

A preservação da biodiversidade, como destacado pelo estudo, é uma notícia promissora para os agricultores. Além de fornecer um melhor controle natural de pragas, a presença de uma variedade de espécies também contribui para a qualidade do solo. Não apenas isso, a qualidade do próprio café produzido é aprimorada em ambientes com maior sombreamento.

Sophie Manson comentou sobre os desafios enfrentados pelas espécies devido às práticas agrícolas inadequadas: "A agricultura é uma das maiores ameaças que as espécies enfrentam em todo o mundo. Quer se trate do corte de árvores para dar lugar a explorações agrícolas ou da utilização de pesticidas e fertilizantes químicos, as más práticas agrícolas podem ter consequências terríveis."

No entanto, o estudo destaca uma alternativa promissora. Manson enfatiza: "Ao abrir caminho para combinar agricultura e conservação, o café cultivado à sombra tem a capacidade de desafiar a nossa percepção da agricultura e reformular a forma como vemos a agricultura."

O Dr. Marco Campera, coautor do estudo, ressaltou a importância das práticas tradicionais de cultivo: "Mostramos que vários grupos de espécies com funções importantes para os ecossistemas e para os humanos, como os polinizadores, são penalizados pela remoção de árvores de sombra. Isto, por sua vez, pode levar a uma perda de lucros para os agricultores e a um aumento nos custos de gestão através de agroquímicos."

Dessa forma, a pesquisa destaca a necessidade de priorizar métodos tradicionais de cultivo, como o cultivo à sombra, não apenas para promover a biodiversidade, mas também para garantir a sustentabilidade econômica e ecológica das práticas agrícolas. Integrar iniciativas de conservação com a agricultura não só beneficia o meio ambiente, mas também preserva o rico patrimônio cultural e ecológico de diversas regiões do mundo
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.