CI

Cultivo de orgânicos ganha destaque no Maranhão

Evento do Ministério da Agricultura no município de Imperatriz divulga este sistema produtivo


Evento do Ministério da Agricultura no município de Imperatriz divulga este sistema produtivo

São Luís - Pelo sexto ano consecutivo, o Sebrae no Maranhão participa da Semana dos Alimentos Orgânicos, promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no município de Imperatriz. A programação acontece de 29 de maio (próximo domingo) a 5 de junho. Nos dias 31 de maio e 1º de junho, acontecem feiras livres onde cerca de 35 produtos serão comercializados, na Praça da Unimed e na Praça de Fátima, respectivamente


Por meio do projeto Mercado Agroecológico de Frutas e Hortaliças, um núcleo de 35 famílias agricultoras estão incluídas no processo transitório de certificação de orgânicos no Maranhão. “O objetivo é efetivar o credenciamento das Organizações de Controle Social (OCS), habilitando-as a venderem produtos orgânicos sem certificação”, explica a gestora do projeto, Márcia Ferreira.

A gestora assinala que mesmo sem a certificação os produtos chamados de agroecológicos são cultivados segundo o mesmo padrão dos orgânicos: não utilizam agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas que agridam o meio ambiente e fazem uso responsável da água e dos demais recursos naturais.

Semana

Desde 2005, a Semana dos Alimentos Orgânicos traz como proposta ser um marco dentro de uma campanha ininterrupta voltada ao esclarecimento da sociedade em geral, mais especificamente o consumidor urbano, sobre o que é de fato um produto orgânico. Vinte e cinco unidades da federação participam da campanha.


Em 2010, o Mapa, em parceria com os Ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Saúde e da Educação, com o Sebrae e várias outras instituições, promoveu a campanha com destaque para a legislação sobre produtos orgânicos. A rede da produção orgânica vive um período de ajuste às normas, e os consumidores precisam aprender a reconhecer os alimentos e a compreender os mecanismos de garantia da qualidade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.