CI

Cultivo de pau-de-balsa é destaque em palestras da Embrapa no MT

Evento acontece no dia 09 de julho


No próximo sábado, dia 9, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, promove um ciclo de palestras durante a 17ª Expotã, em Guarantã do Norte-MT. O cultivo do pau-de-balsa, uma espécie florestal nativa da região Amazônica, será o grande destaque do evento, que também contará com visita técnica ao campo.


O clico de palestras terá início às 9h, no parque de exposições da Associação dos Criadores de Guarantã (Acritã), quando o pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril, Dr. Maurel Behling falará sobre a avaliação silvicultural e nutricional de povoamentos de pau-de-balsa. Na sequência, os participantes irão à área onde o experimento com a espécie está sendo realizado para conferir a evolução do cultivo.

Na parte da tarde o ciclo de palestras terá continuidade com o pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril, Dr. Bruno Pedreira, que abordará o manejo de pastejo em pastagens tropicais, às 13h, e também a degradação de pastagens em consequência da morte súbita, às 16h.

A silvicultura voltará a ser o tema com a pesquisadora da Embrapa Florestas, Dra. Cristiane Reis, que falará sobre o reflorestamento comercial em Mato Grosso (14h). Completando a programação, o pesquisador Dr. Maurel Behling abordará a integração lavoura-pecuária floresta como alternativa para a pecuária leiteira (15h).


O ciclo de palestras é organizado pela Embrapa em parceria com a Acritã, Prefeitura de Guarantã do Norte e Compensados São Francisco. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no local do evento.

Pau-de-balsa
O pau-de-balsa (Ochroma pyramidale), é uma espécie nativa da região Amazônica, comumente encontrada nos estados do Acre e Amazonas. Seu cultivo vem crescendo devido ao seu crescimento rápido e ao seu grande potencial de mercado.

Por ser uma madeira muito leve, com densidade de 0,13 a 0,20 g/cm³, é de fácil manuseio e permite diversos usos, como para confecção de isolantes acústicos e térmicos, hélices eólicas, móveis, compensados, brinquedos, aeromodelos, acabamentos de navios, etc.


Serviço:
Ciclo de Palestras – Expotã
Sábado, 9 de julho – 9h
Parque de Exposições da Acritã – Guarantã do Norte-MT
Inscrições gratuitas e feitas na hora

As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Agrossilvipastoril

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.