CI

Alerta aos produtores: COE do algodão tende a subir

O COE do algodão, que é uma referência para os produtores, apresentou um acréscimo de 0,03% em comparação com a estimativa de janeiro de 2024


Custo Operacional Efetivo (COE) do algodão para a safra 24/25 registrou um leve incremento Custo Operacional Efetivo (COE) do algodão para a safra 24/25 registrou um leve incremento - Foto: Canva

Segundo dados revelados no recente relatório do projeto Acapa-MT, o Custo Operacional Efetivo (COE) do algodão para a safra 24/25 registrou um leve incremento em fevereiro de 2024, alcançando o valor projetado de R$ 13.437,20 por hectare. Esse aumento, embora marginal, tem gerado atenção no setor agrícola, especialmente devido ao impacto nos custos com macronutrientes.

O COE do algodão, que é uma referência para os produtores, apresentou um acréscimo de 0,03% em comparação com a estimativa de janeiro de 2024. Esse aumento é atribuído principalmente aos custos com macronutrientes, que registraram uma alta de 1,08% no mesmo período. No entanto, é importante ressaltar que, mesmo com esse aumento, o COE ainda se mantém 1,87% abaixo do consolidado da safra anterior, 23/24.

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a redução anual no COE é impulsionada, principalmente, pela diminuição das despesas com corretivos de solo e macronutrientes, que registraram quedas de 6,95% e 1,70%, respectivamente, em relação à safra anterior. Esses números refletem os esforços contínuos dos produtores para otimizar seus custos de produção.

Considerando a mesma produtividade da safra anterior, para que os produtores consigam cobrir as despesas com o COE, seria necessário negociar o produto a pelo menos R$ 113,60 por arroba. Essa informação é crucial para que os agricultores possam planejar suas estratégias de comercialização e garantir uma margem de lucro satisfatória.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.