CI

Preço do arroz tem leve queda no RS

Avanço das lavouras e redução nos preços marcam cenário atual


Foto: Divulgação

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, na Fronteira Oeste, em Uruguaiana, onde se encontra o maior cultivo de arroz do estado, metade das lavouras já foi colhida. Segundo relatório divulgado pela Emater/RS-Ascar, em São Gabriel, esse percentual é de 35%. Embora o acamamento das plantas de arroz devido aos ventos fortes não tenha sido generalizado, a cultivar Pampa tem apresentado maior sensibilidade, levando os produtores a anteciparem a colheita para evitar perdas.

Segundo os dados do Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), em Santa Margarida do Sul, onde a colheita está em estágio inicial, cerca de 10% da área cultivada já foi colhida. Os produtores de arroz orgânico, em uma área de aproximadamente 40 hectares, têm boas expectativas para suas lavouras, apesar dos transtornos causados pelas chuvas anteriores, como o acamamento das plantas e a formação de lâmina de água.

Na Campanha, em Dom Pedrito, mais da metade da área cultivada já foi colhida, atingindo 52%. Apesar de ligeiramente abaixo das expectativas iniciais devido aos eventos climáticos adversos durante a fase vegetativa e de floração, a qualidade dos grãos permanece boa.

Em Pelotas, a colheita do arroz está em pleno andamento, beneficiada pelo clima favorável. A maioria das áreas está pronta para a colheita, correspondendo a 62% do total. Em Rio Grande, as produtividades atingem até 10.079 kg/ha, e muitos produtores já estão se preparando para a próxima safra após a colheita.

Na região de Santa Maria, 50% das lavouras já foram colhidas, com expectativa de rendimento superior a 8.000 kg/ha. Em São João do Polêsine e São Vicente do Sul, onde a colheita está adiantada, as produtividades variam entre 9.000 e 10.000 kg/ha.

Em Santa Rosa, os produtores estão se preparando para retomar a colheita das lavouras mais tardias nos próximos dias, com a expectativa de rendimento favorecida pelo clima favorável durante o desenvolvimento da cultura.

Quanto à comercialização, o preço da saca de arroz teve uma redução de 0,79% no estado, passando de R$ 99,36 para R$ 98,58, de acordo com o levantamento semanal realizado pela Emater/RS-Ascar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.