CI

Alta nos preços da batata

Levantamento do Cepea aponta valorização significativa da batata nos mercados de São Paulo e Rio de Janeiro


Foto: Pixabay

Os preços da batata têm apresentado uma escalada acentuada, revela recente análise da equipe Hortifrúti do Cepea. Na última semana, a média da batata ágata especial atingiu R$ 102,68 por saca de 25 kg no atacado de São Paulo, representando um aumento de 4,05% em comparação com o período anterior. No Rio de Janeiro, a situação foi ainda mais expressiva, com um aumento de 9,44%, elevando o preço para R$ 104,25 por saca.

Esse cenário de elevação de preços é diretamente atribuído à menor oferta de batatas, causada por problemas na produção que resultaram em uma queda significativa na produtividade. Adicionalmente, atacadistas em São Paulo e no Rio de Janeiro apontam que as chuvas ocorridas no início da última semana contribuíram para intensificar as altas de preços nessas centrais de distribuição.

A escassez de batatas no mercado tem impactado diretamente os valores praticados, tornando-se um desafio para consumidores e comerciantes. A valorização nas duas principais capitais reflete a conjunção de fatores climáticos adversos e problemas na cadeia produtiva, o que tem gerado uma pressão significativa sobre os preços.

Como enfrentar a alta dos preços da batata?

Diante desse cenário desafiador, consumidores e comerciantes precisam adotar estratégias para lidar com a alta nos preços da batata. Confira algumas dicas:

Pesquisa de preços: Compare os preços da batata em diferentes estabelecimentos. Às vezes, é possível encontrar opções mais acessíveis em determinados locais.

Substituições inteligentes: Considere substituir a batata por outros alimentos que estejam com preços mais estáveis. Varie o cardápio para garantir uma alimentação equilibrada.

Aproveite promoções: Fique atento a promoções e ofertas especiais em supermercados e feiras. Essa pode ser uma maneira de economizar na compra de batatas.

Estoque consciente: Aproveite momentos de preços mais baixos para adquirir batatas em quantidade e armazená-las adequadamente para evitar desperdícios.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.