CI

Condições climáticas afetam cultivos na Região Sul

Várias áreas estabelecidas enfrentaram perdas totais


Foto: Divulgação

Segundo o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (21/12), na região de Bagé, Uruguaiana e Barra do Quaraí, produtores de moranga Cabotiá enfrentaram dificuldades na implantação das lavouras. Várias áreas estabelecidas enfrentaram perdas totais devido à alta incidência de fungos e ao apodrecimento das raízes.

Para minimizar os impactos das altas temperaturas ocorridas em 16/12 e 17/12, produtores de folhosas estão ativando estruturas de proteção com sombrites e utilizando irrigação complementar. Nas propriedades sem disponibilidade de irrigação, os efeitos do calor excessivo e da radiação solar intensa começam a afetar as plantas.

Na região de Ijuí, as olerícolas estão apresentando bom desenvolvimento, com melhora na qualidade dos produtos. As culturas de mandioca, batata-doce e abóbora cultivadas a campo estão crescendo rapidamente, porém, a abóbora enfrentou um aumento na incidência de oídio nas folhas basais. No cultivo de tomate envarado a campo, há relatos de abortamento de flores e menor formação de frutos. Já os cultivos em ambiente protegido apresentam bom desenvolvimento, baixa incidência de doenças, frutos de bom calibre, mas com sabor menos acentuado. Nas folhosas, observa-se um desenvolvimento satisfatório, apesar do aumento da podridão do colo ou esclerócio. Não houve variação de preço para as olerícolas em relação ao período anterior.

Na região de Pelotas, a radiação solar intensa e as temperaturas elevadas têm beneficiado a implantação de novas áreas de produção. Os olericultores retomaram a formação de novas áreas das principais hortaliças de verão devido às condições meteorológicas favoráveis. A colheita de cebola continua e se intensifica na região, substituindo as compras e o fornecimento via Ceasa de Porto Alegre. As colheitas de tomate e pimentão começaram, e espera-se um abastecimento pleno nos mercados locais e regionais assim que estas se intensificarem.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.