CI

Expectativas para a safra de batata e cebola no Paraná

Projeções promissoras para a batata de segunda safra no Paraná


Foto: Pixabay

A primeira Previsão Subjetiva de Safra (PSS) divulgada pelo Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, aponta projeções promissoras para a batata de segunda safra no Paraná. Estima-se que a cultura cubra uma área de 11,4 mil hectares, com uma previsão de rendimento de 350,4 mil toneladas. Esses números representam um aumento de 5% em relação à safra anterior de 2022/23, que registrou uma colheita de 334,5 mil toneladas. O engenheiro agrônomo Paulo Andrade informou que aproximadamente 22% dessa área já foi semeada.

Em relação à cebola, a colheita está em andamento, com 75% dos 2,7 mil hectares já colhidos. A previsão é de que sejam colhidas 91,7 mil toneladas, representando uma diminuição de 15% em comparação às 107 mil toneladas da safra anterior. Cerca de 26% do que foi colhido ainda está nas mãos dos produtores, aguardando o momento mais adequado para entrar no mercado.

Paulo Andrade destacou que a área de plantio de cebola tem diminuído sistematicamente, não apenas no Paraná, mas em todo o Brasil. Em 2021/22, eram 3,9 mil hectares no estado, reduzindo para 3,3 mil hectares no período seguinte e, na safra 23/24, está em 2,7 mil hectares.


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.