CI

Paraná antecipa plantio de batatas

O Paraná inicia o ano com projeções otimistas para a produção de batatas


Foto: Pixabay

O Paraná inicia o ano com projeções otimistas para a produção de batatas, conforme o Boletim de Conjuntura Agropecuária divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). A primeira safra, abrangendo 14,7 mil hectares, já está totalmente plantada, e a colheita está em andamento, tendo alcançado 65% da área, o equivalente a 9,5 mil hectares retirados.

Para a segunda safra, estimada em 11,4 mil hectares, o plantio já cobre 29%, atingindo 3,3 mil hectares. A expectativa é que o Paraná alcance a marca de 26,1 mil hectares de batatas plantadas para o período 2023/24. O boletim, referente à semana de 29 de dezembro de 2023 a 3 de janeiro de 2024, fornece não apenas informações detalhadas sobre a bataticultura, mas também abrange outras atividades agrícolas e pecuárias no estado.

No Rio Grande do Sul, mais especificamente na região de Passo Fundo, a colheita de batatas está em pleno andamento, mesmo diante do desafio causado pelo excesso de chuvas. Apesar das condições climáticas adversas, a qualidade da safra é considerada boa. O preço da saca de 50 quilos das variedades branca e rosa atinge R$ 150,00, consolidando a atividade como uma fonte promissora para os agricultores da região.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.