CI

Lavouras de feijão sofrem com o calor no Paraná

Cenário ainda é positivo para uma safra considerada satisfatória


Foto: Canva

As lavouras de feijão no estado do Paraná enfrentaram um desafio nesta semana devido ao calor excessivo, resultando em uma deterioração nas condições gerais das plantações. Atualmente, 93% da área plantada apresenta condições consideradas boas, em comparação com os anteriores 98% na semana anterior. Enquanto isso, as lavouras com condições medianas representam 6% do total, enquanto as ruins somam 1%, um aumento em relação aos 2% e zero, respectivamente, anteriormente registrados. Apesar dessa piora, o cenário ainda é positivo para uma safra considerada satisfatória.

Os dados foram revelados no Boletim de Conjuntura Agropecuária do Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

A expectativa de uma boa produção tem exercido pressão sobre as cotações do feijão, embora de forma prematura, considerando que apenas 1% das lavouras está em fase de maturação e a colheita só deve ganhar volume em abril. Para que esses preços mais baixos sejam concretizados para os produtores e, eventualmente, cheguem aos consumidores, é crucial que as condições climáticas permaneçam favoráveis no Paraná, que detém a maior área dedicada à cultura de feijão no outono.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.