CI

Agricultores de sementes de cenoura aproveitaram o período de tempo seco

As expectativas de produtividade foram confirmadas


Foto: Seane Lennon

Na região de Bagé, localizada na Campanha, os agricultores de sementes de cenoura dos municípios de Hulha Negra e Candiota aproveitaram o período de tempo seco para efetuar a colheita. Segundo o Informativo Conjuntural, as expectativas de produtividade foram confirmadas e, infelizmente, ficaram abaixo da média histórica do cultivo. Nas lavouras, as chuvas excessivas durante o ciclo de desenvolvimento limitaram a rentabilidade, sendo possível cobrir apenas os custos de produção na maior parte das áreas.

Na Fronteira Oeste, especificamente em Alegrete, a produção de alface, rúcula, couve e espinafre, tanto em cultivo a campo quanto em ambiente protegido, apresentou melhorias em seu desenvolvimento. Isso se deve à sequência de dias ensolarados e aos tratos culturais efetivos para o controle de doenças fúngicas, que foram observadas no mês de dezembro. No entanto, a incidência de tripes e pulgão está elevada, aproveitando as condições climáticas quentes.

Na região de Porto Alegre, não foram registradas perdas significativas devido ao calor excessivo. A oferta de produtos agrícolas permanece robusta, sendo suprida por outras regiões do estado.

Já em Pelotas, apesar das chuvas localizadas e do volume acumulado relativamente baixo, o tempo se manteve mais seco. A intensa radiação solar, aliada às temperaturas em elevação, favoreceu o desenvolvimento das hortaliças e a implantação de novas áreas de produção. Contudo, temperaturas muito elevadas foram prejudiciais principalmente para os cultivos de folhosas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.