Cúpula trabalhará na agricultura da África e da América
CI
Imagem: Pixabay
ORGANIZAÇÃO GLOBAL

Cúpula trabalhará na agricultura da África e da América

“Estamos diante de uma reunião, uma Cúpula que é muito oportuna"
Por: -Leonardo Gottems

Uma cúpula ministerial África-América está focando na cooperação e produtividade agropecuária sustentável para enfrentar a fome. Ela é organizada pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), a Agência de Desenvolvimento da União Africana-Nova Aliança para o Desenvolvimento de África (AUDA-NEPAD) e a Aliança para a Revolução Verde na África (AGRA).

“O sistema agroalimentar global apresenta desafios claros nas próximas décadas. A primeira é alimentar cerca de 9,5 bilhões de pessoas em 2050; a segunda é manter os recursos naturais funcionais, nos quais se baseia a produção agrícola e pesqueira, incluindo a biodiversidade; o terceiro, enfrentar as mudanças climáticas com medidas de mitigação e adaptação às mudanças que já estão surgindo como inevitáveis”, disse Stephan Brunner, vice-presidente da Costa Rica, um dos palestrantes que abriu o encontro.

Segundo a comissária do Departamento de Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Sustentabilidade Ambiental da Comissão da União Africana, Josefa Leonel Sacko, essa é uma boa oportunidade. “Estamos diante de uma reunião, uma Cúpula que é muito oportuna, quando o mundo enfrenta aumento nos preços dos alimentos que afetam particularmente os países pobres e em desenvolvimento. Mesmo antes da pandemia de Covid-19, já havia interrupções nas cadeias de suprimentos”.

“A crise é muito séria e não podemos deixar ninguém para trás. As Américas produzem uma em cada três toneladas de alimentos comercializados no mundo. A África é muito poderosa. Temos que estar unidos, pois temas e complementaridades nos unem. Somos chamados a desempenhar um papel decisivo em matéria de segurança alimentar, ambiental e energética. Não podemos fugir desse papel de liderança”, disse o diretor-geral do IICA, Manuel Otero.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.