CI

Curso aborda aspectos teóricos e práticos da análise genômica

O curso reúne mais de 30 pesquisadores e estudantes de pós-graduação da América do Sul


As aulas teóricas serão abertas ao público e acontecerão na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia a partir desta segunda-feira (06-12) às 11h

Começa nesta segunda-feira (06-12) na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 45 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, o curso “Uso de marcadores moleculares: teoria e prática”, que se estende até o dia 17 de dezembro, com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (CNPq/CBAB), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/Ministério das Relações Exteriores), do Sistema de Curadoria da Embrapa e do Programa Agroverde. Conta ainda com a colaboração das Redes de Cooperação Internacional Tropigen e Regensur.

O curso reúne mais de 30 pesquisadores e estudantes de pós-graduação da América do Sul com o objetivo de explorar aspectos teóricos e práticos da análise genômica para conservação e melhoramento genético.

Segundo a coordenadora do curso, a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Vânia Azevedo, esse curso faz parte de uma série de capacitação em diferentes atividades de recursos genéticos promovida pela Unidade em homenagem ao Ano Internacional da Biodiversidade e ao Ano dos Recursos Genéticos Vegetais na Embrapa.

São também professores os pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia: Gláucia Buso, Marcio Moretzsohn, Dario Grattapaglia, Marília Pappas, Marcio Elias Ferreira, Marco Antônio, Samuel Paiva e Georgios Pappas, além das técnicas Lorena da Mata e Zilneide Amaral, o consultor Peter Inglis e a estudante de pós-doutorado, Danielle Paiva. Participam também como professores profissionais de outras instituições, como: Marco Pessoa (Embrapa Cerrados), Roland Vencovsky (ESALQ/USP), Karina Martins (UFSCAR), Christina Vinson (UFV), Alexandre Coelho (UFG) e Sandra Lampasona (INTA/UNCuyo).

A coordenadora do curso explica que a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia vem investindo em treinamentos dessa natureza há mais de dez anos, contribuindo significativamente para a formação de novos recursos humanos na área de genética molecular. “Nossa equipe está cada vez mais envolvida na formação de novos mestres e doutores, mantendo vínculo com diversos cursos de pós-graduação. Esse treinamento em analises genômicas é mais um passo em prol da aplicação da genética molecular na agricultura brasileira”, ressalta Azevedo.

Mais informações podem ser obtidas no endereço:
 http://www.cenargen.embrapa.br/cursos.html#a1201
 
As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.