CI

Curso aborda teoria e prática em agroecologia

Durante toda a semana, técnicos de instituições do Piauí e Maranhã estão reunidos para participar do Curso de Formação em Agroecologia.


Durante toda a semana (13 a 17 de junho), técnicos de instituições do Piauí e Maranhã estão reunidos no Centro de Treinamento do Emater, em Teresina, PI, para participar do Curso de Formação em Agroecologia, uma iniciativa do projeto "Diálogo entre saberes – promoção da inovação agroecológica nos territórios da região Norte", coordenado pela Embrapa Meio-Norte.

Essa ação visa a formação dos agentes para o uso de metodologias participativas promotoras do envolvimento consciente dos atores sociais e que fortaleçam suas capacidades para a ação individual e coletiva.

A iniciativa tem como base a construção de parcerias com instituições comprometidas com o fortalecimento da agricultura familiar e com a busca de melhorias na oferta de serviços de Ater para este segmento, com vistas à implantação de padrões tecnológicos e de gestão participativa que levem à intensificação das atividades produtivas, com qualidade ambiental e social e respeito às especificidades culturais das populações locais.

De acordo com o coordenador do evento, Francisco das Chagas Oliveira, o evento integra-se a uma estratégia de formação continuada, por meio da realização de cursos, como um processo de aprendizagem contínua ao qual deve estar inserido  aqueles que atuam como extensionista.

Os 35 participantes são técnicos extensionistas na área de agroecologia que têm interesse em utilizar metodologias participativas voltadas para o  diálogo e relacionamento interpessoal. Durante os cinco dias, os participantes conheceram os fundamentos teórico-metodológicos da agroecologia com orientações sobre princípios da agroecologia, produção de conhecimento agroecológico, caracterização da agroecologia no Brasil, relação entre os saberes locais e os sistemas tradicionais de produção, transição agroecológica e perspectivas da área.

Em relação à prática, foram apresentadas informações sobre utilização de palhadas de adubos verdes em compostos orgânicos, resíduos orgânicos, composto orgânico, resíduos vegetais com bom potencial para confecção de compostos orgânicos, biofertilizante e instruções para confecção de biofertilizante em sistemas aeróbico e anaeróbico, além de orientações sobre manejo agroecológico de pragas e ecologia de sistemas agrícolas.

Discussões sobre o trabalho de assistência técnica (ATER) e sua relação com a agroecologia também norteiam o curso, que tratou entre outros temas das possibilidades e limites da ATER agroecológica, processos interativos entre técnico extensionistas rural e agricultor e Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER).

O curso, uma parceria entre a Embrapa, Emater e Universidade Federal do Piauí, conta ainda com uma visita a uma área com produção agroecológica em Campo Maior - Piauí, e discussões sobre metodologias participativas e construção coletiva de conhecimentos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.