CI

Curso de fabricação de vinho e suco de uva reúne produtores em Videira

Capacitação foi realizada de 21 a 23 de fevereiro com recursos do programa SC Rural e reuniu 31 pessoas


Agricultores e técnicos de diversas reuniões do Estado tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a produção de vinho e de suco de uva em um curso oferecido pela Epagri em Videira. A capacitação foi realizada de 21 a 23 de fevereiro com recursos do programa SC Rural e reuniu 31 pessoas.

Jefferson Dantas de Souza, técnico em enologia da Estação Experimental da Epagri de Videira (EEV), apresentou na prática as diversas etapas da fabricação. Os participantes tiraram dúvidas sobre o processamento da uva, pois muitos já fabricavam vinho e suco, mas desconheciam detalhes importantes do processo.

A pesquisadora Sandra Camargo Mendes, da EEV, tratou sobre higienização e sanitização dos produtos e materiais. O grupo também visitou uma cantina no município de Pinheiro Preto que processa e comercializa diversos produtos derivados da uva.

O curso foi realizado em parceria com a Gerência Regional de Chapecó e o Centro de Treinamento de Videira (Cetrevi). O gerente da EEV, Vinícius Caliari, conta que há alguns anos a estação promovia uma série de cursos de produção de vinho. A ideia é retomar essas atividades, pois a demanda é grande.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.