CI

Curso de Jardineiro capacita produtores rurais em Caratinga

Quando se cultiva uma planta, o desejo é sempre o mesmo: que ela se desenvolva saudável e bonita.

Quando se cultiva uma planta, o desejo é sempre o mesmo: que ela se desenvolva saudável e bonita. Mas, às vezes, o que acontece é o contrário: água demais, sol de menos... são alguns erros comuns, porém, solucionáveis na jardinagem. Para ensinar a corrigir esses erros e a cuidar da saúde das plantas, o Senar Minas, promoveu o curso de Jardineiro, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Caratinga, no Vale do Rio Doce.

O evento foi realizado na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Caratinga. Adriano Clair Silva Souza foi o instrutor. “O curso de Jardineiro é realizado para orientar o produtor como implantar um jardim corretamente e são apresentados a ele os principais tipos de estilos de jardins, de acordo com sua condição de clima e solo, bem como os tratos culturais necessários para manter os jardins e gramados bonitos e livres de pragas e doenças”, explicou Adriano.

Durante a parte técnica os participantes foram orientados sobre calagem, adubação de plantio e de cobertura. “As aulas práticas foram divididas em implantação ou plantio de jardim, e posteriormente foi feita a manutenção de jardins e gramados o qual usamos as dependências da unidade da APAE 2 de Caratinga, por oferecer boa área para as práticas de podas, capina, transplante de mudas e adubação de cobertura”, disse o instrutor.

Adriano Clair fez elogios aos participantes e destacou a participação de uma aluna que chamou a atenção pelo vigor e empolgação no alto dos seus 74 anos. “Nossa turma foi formada por alguns produtores e produtoras, juntamente com trabalhadores rurais caseiros, que mostraram grande interesse na aprendizagem. Tivemos uma aluna de 74 anos que demonstrou muito entusiasmo e cooperação com os assuntos ministrados”.

Esta foi a terceira turma de jardineiros formada em Caratinga. “Fechamos um ciclo. Sempre saio surpreendido com o interesse nesta área e busco sempre passar a mensagem de organização, cooperação mútua, técnica correta e a beleza que é estar em contato com jardins”, afirmou Adriano Clair.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.