CI

Curso de manejo racional de bovinos é realizado em Loanda

O objetivo foi capacitar os participantes em melhores práticas na pecuária


De 07 a 09 de dezembro, 28 produtores, vaqueiros e veterinários da região participaram do curso de manejo racional de bovinos no curral, organizado pelo Sindicato Rural de Loanda (PR) em parceria com a Beckhauser Troncos e Balanças.
 
Visando capacitar os participantes em melhores práticas na pecuária, o curso foi ministrado pelo médico veterinário e consultor em manejo racional da Beckhauser, Renato dos Santos, em aulas teóricas e prática de manejo no curral.
 
Durante os três dias, o veterinário trabalhou conceitos de comportamento e bem-estar animal e apresentou os benefícios do manejo racional tanto para os vaqueiros quanto para os animais, bem como seu impacto econômico nos resultados do negócio. A linguagem simples e direta e a identificação com situações do dia-a-dia de quem está no campo usadas pelo veterinário ajudaram a sensibilizar os participantes para a mudança do manejo nas fazendas.
 
As aulas teóricas ocorreram na ACIL – Associação Comercial e Industrial de Loanda e a aula prática foi realizada na Fazenda Santo Antônio, de propriedade de Pascoal Pilotti, quando os alunos puderam experimentar as técnicas apresentadas nos dois dias de aula teórica e testar o uso do conhecimento que têm dos animais na lida.
 
“A temática do bem-estar animal vem ganhando espaço no meio pecuário, que está percebendo o reflexo das boas práticas de manejo no retorno financeiro da atividade. Por outro lado, o respeito ao ser vivo é alvo de cobranças crescentes por parte dos mercados consumidores, sobretudo importadores. O uso indiscriminado de gritos, choques e laços, além de pancadas, bastões e até pedras só resulta em ferimentos que, mais tarde, serão descartados no frigorífico. É comum a indústria pagar menos pela carcaça justamente por causa dos descartes oriundos do manejo incorreto”, explica Renato dos Santos.
 
De acordo com o veterinário, ainda são poucas as fazendas que dão real importância ao manejo, em especial durante trabalhos no curral. “A lida convencional é um dos fatores que mais prejudicam a qualidade final da carcaça. Em contrapartida, é o ponto mais barato de se resolver, afinal, mudança de atitude não custa nada. Por isso, cursos como esse que realizamos em Loanda são tão importantes. Os conceitos de bem-estar animal até chegam a pesquisadores, universitários, técnicos e pecuaristas com muita facilidade. Mas, como não são eles que trabalham o gado no dia a dia, esse conhecimento pode não passar da teoria. É da mão de obra que dependem os resultados, e é por isso que sua capacitação não pode ser falha”, ressalta.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.