Curso de produção de hortaliça em estufa é realizado em Cacique Doble
Produção de hortaliças em estufas foi o tema do curso realizado para produtores do município de Cacique Doble.
Produção de hortaliças em estufas foi o tema de um curso realizado para dez produtores do município de Cacique Doble, desde segunda-feira (09/05) até essa quinta-feira (12/05), nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). A promoção ocorreu por meio de uma parceria entre a Emater/RS-Ascar, o Senar, o STR e a Cooperativa Hortifrutigranjeiros, Doces e Conservas Coloniais Santa Catarina (Coohorti).
A instrutora do Senar, engenheira agrônoma Juceli Boschetti, abordou desde a preparação do solo, com adubação e fertirrigação, até a produção de mudas, a semeadura direta, estufa sementeira e hortaliças cultivadas em estufa, como abobrinha, alface, feijão de vagem, melão, morango, pepino, pimentão e tomate, entre outros.
Em cada cultura, Juceli explicou as generalidades da planta, solo, adubação, os tratos culturais específicos e as possibilidades de comercialização. Para conferir na prática as teorias apresentadas pela instrutora, foram feitas visitas nas propriedades de Rogério Olivoto, localizada na Comunidade Santo Antônio, e de Eduardo Melara, localizada na Comunidade da Pitangueira.
Para finalizar o curso, a instrutora tratou sobre a identificação e controle de pragas e doenças nas hortaliças cultivadas em estufa, como pulgão, lagartas, ácaros, patriota, lesmas e caracóis, formigas, mosca branca e nematóides, entre outras.
Conforme o agrônomo da Emater/RS-Ascar de Cacique Doble, Amauri Pivotto, a instrutora ressaltou a importância de utilizar os meios certos para a produção, com aplicação dos tratamentos em medidas precisas, pois seja pelo o excesso ou pela falta, podem trazer consequências negativas na produtividade.