CI

Curso em Campo Grande (MS) prioriza manejo de pastagem

Embrapa oferece capacitação de 20 a 22 de novembro


Embrapa oferece capacitação de 20 a 22 de novembro

 A base da produção de bovinos no Brasil é a pastagem, sendo assim, seu manejo adequado impacta, diretamente, na produtividade da atividade. Por isso, a Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS) oferece entre os dias 20 e 22 de novembro de 2018, um curso intensivo de manejo de pastagens, com vagas limitadas e modalidade presencial. 

A demanda é uma antiga solicitação de produtores, técnicos e entidades de classe por enxergarem o manejo como um dos principais gargalos do sistema produtivo. Agrônomo e pesquisador na área, Rodrigo Amorim Barbosa ratifica que apesar de haver um volume considerável de informações e tecnologias disponíveis, ainda há certa deficiência na difusão das mesmas e, consequentemente, adoção. 

Durante os três dias serão abordados temas relacionados ao componente solo, como características e propriedades, interpretação de análise, correção da acidez, adubação e amostragem; e pastagem, como implantação, dinâmica de crescimento de forrageiras, manejo do pastejo, utilização de forragem, uso estratégico, suplementos e amostragem do pasto. 

O ajuste de lotação considerado ferramenta primordial do manejo também está na programação, com abordagens que vão de definição de conceitos ao cálculo da capacidade de suporte. Outro ponto presente é a gestão rural, com o custo de produção e as consequências econômicas de diferentes estratégias de manutenção. 

“Já temos dados que indicam que um pasto bem manejado traz retornos econômicos e esperamos que o produtor ou técnico, ao concluir o curso, consiga entender a importância dos cuidados com o pasto”, afirma Barbosa, um dos coordenadores da capacitação. Além dele, os pesquisadores da Embrapa Ademir Zimmer, Alexandre Romeiro, Denise Montagner, Fernando Paim, Manuel Macedo, Mariana Pereira e Valéria Pacheco ministram o treinamento. 

O curso acontecerá no auditório Nelore da Embrapa, localizado na avenida Rádio Maio, 830, Zona Rural. As vagas são limitadas a 50 pessoas e destinada a produtores rurais e técnicos. Inscrições e mais informações no site do evento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.