Curso prepara profissionais do vinho
O curso online começa em 24 de junho
O curso online começa em 24 de junho - Foto: Divulgação
A formação profissional em vinhos deve ganhar mais espaço no Brasil com a ampliação das relações comerciais entre Mercosul e União Europeia. O acordo assinado no início de maio de 2026 cria um bloco estimado em 700 milhões de pessoas, em 31 países, e pode ampliar a demanda por sommeliers capacitados para atuar em restaurantes, adegas, comércios e importadoras.
Segundo Caroline Dani, presidente da Associação Brasileira de Sommeliers no Rio Grande do Sul, o conhecimento técnico tende a se tornar um diferencial no setor. "Quem tiver conhecimento certamente vai se destacar, será cada vez mais necessária a presença de profissionais habilitados nos salões dos restaurantes, nas adegas, nos comércios e nas importadoras, por exemplo", comenta.
A ABS-RS está com inscrições abertas para os cursos de sommellerie profissional do segundo semestre. A turma presencial será a 25ª formada pela entidade, que já certificou quase 1,5 mil profissionais no Brasil e no exterior. A associação é membro exclusivo no Brasil da Association de La Sommellerie Internationale, com sede na França e presença em 62 países.
O curso online começa em 24 de junho, com inscrições até 29 de maio. A modalidade presencial inicia em 10 de julho, com aulas em sete finais de semana, entre julho de 2026 e janeiro de 2027, e inscrições até 26 de junho. As duas opções têm o mesmo conteúdo, com degustações, técnicas de serviço, harmonizações, mise en place e noções de coquetelaria.
No presencial, há aulas práticas e visitas técnicas a vinícolas. No online, as aulas são ao vivo, ficam gravadas e os alunos recebem em casa o kit Sommelier Experience. Os valores mensais vão de R$ 969 a R$ 1.150, conforme modalidade e vínculo com a ABS-RS.