Cursos da Embrapa treinam fiscais em detecção de pragas quarentenárias
CI
Agronegócio

Cursos da Embrapa treinam fiscais em detecção de pragas quarentenárias

Objetivo é reduzir riscos à agricultura brasileira
Por:
Objetivo é reduzir riscos à agricultura brasileira


A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, promove na próxima semana (25 a 29/06) dois cursos para fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, com o objetivo de capacitá-los na detecção e identificação de pragas quarentenárias. A introdução ou disseminação dessas pragas pode causar sérios riscos à agricultura e economia brasileiras. Um exemplo significativo foi a entrada da ferrugem da soja no país, que causou prejuízos superiores a US$ 2 bilhões.



Detecção de ácaros

O primeiro curso “Detecção e identificação de ácaros em material vegetal” acontece no período de 25 a 27 de junho e é voltado a 10 fiscais fitossanitaristas do MAPA. Coordenado pela pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Denise Návia, o curso tem como objetivo capacitar os profissionais na inspeção de ácaros em material vegetal e na preservação adequada desses organismos em coleções biológicas. Além disso, os participantes serão treinados na identificação de aspectos morfológicos gerais de ácaros de importância agrícola.



Biologia e identificação de coleópteros

O segundo, “Biologia, danos e identificação de dois gêneros de coleópteros quarentenários” acontece entre os dias 27 e 29 de junho, sob a coordenação do pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Norton Pólo Benito, e vai capacitar 10 fiscais fitossanitaristas do Ministério na identificação prévia de coleópteros das espécies do gênero Trogoderma sp. (Coleoptera: Dermestidae) e Otiorhynchus sp. (Coleoptera: Curculionidae) que constam da lista de pragas quarentenárias.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink