CI

Custeio da soja apresenta nova queda no Mato Grosso

A queda foi impulsionada pelo retorno nos preços dos fertilizantes, corretivos e defensivos


Foto: Canva

O custo da soja para a safra 2024/2025 em Mato Grosso registrou uma nova queda em fevereiro de 2024, conforme informações divulgadas pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O indicador ficou projetado em R$ 4.145,75 por hectare na média do estado, representando uma redução de 0,19% em relação ao mês anterior, impulsionada pelo retorno nos preços dos fertilizantes, corretivos e defensivos.

Apesar do aumento mensal no valor dos insumos para a safra, uma análise da relação de troca da saca de soja para uma tonelada dos principais produtos revela um cenário desfavorável para os produtores do estado neste momento. Para adquirir uma tonelada de Super Simples (SSP) e de Mapa, os produtores precisam entregar 21,93 sacas e 40,45 sacas de soja, respectivamente. Essa situação reflete o retorno expressivo no preço futuro da oleaginosa.

Diante desse difícil início de temporada, marcado por custos elevados e preços baixos, é fundamental que os sojicultores de Mato Grosso mantenham um controle rigoroso de suas despesas. Isso permitirá que as oscilações do mercado sejam aproveitadas e minimizem os riscos associados à próxima safra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.