CI

Custos da pecuária sobem; preços caem


Estudo realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apurou que no primeiro semestre deste ano os pecuaristas enfrentaram forte aumento dos custos de produção e, ao mesmo tempo, passaram a receber menos na hora de vender os animais. A elevação das despesas no segmento de pecuária de corte superaram a inflação média da economia brasileira, reduzindo a renda do setor, o que cria cenário de desestímulo ao setor, responsável por exportações de US$ 1,1 bilhão em 2003.

Ao considerar o mercado de Mato Grosso do Sul, por exemplo, os custos de produção subiram 10% no semestre e o preço pago pela arroba caiu em 10%. Vacinas, medicamentos e suplementação mineral são exemplos de produtos indispensáveis para a pecuária de corte e que tiveram alta de preços em todo o País desde o início deste ano.

Os detalhes do estudo serão apresentados nesta terça-feira em entrevista coletiva do coordenador do Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte da CNA, Antenor Nogueira. Na ocasião será apresentada uma análise dos motivos que estão gerando queda de renda na pecuária de corte e quais os efeitos desse movimento para o setor e também para a economia em geral.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.