De louco a pioneiro: a inovação que não assusta mais
CI
Agronegócio

De louco a pioneiro: a inovação que não assusta mais

Agricultor conta dificuldades como pioneiro no plantio direto
Por:
Trazida para o Brasil nos anos 1970, o plantio direto já era utilizado há 10 anos nos EUA. A técnica que usa a palha restante da colheita anterior como método de evitar a erosão recorrente com as chuvas ganha força atualmente, mas sua implantação enfrentou resistência.


Quem conta a história de como descobriu a técnica e as dificuldades em suas primeiras safras é o agricultor Herbert Bartz, pioneiro do sistema no Brasil. Inicialmente os sojicultores o Paraná não viram de maneira positiva a iniciativa de Bartz. No entanto, os índices satisfatórios tornaram a técnica uma forma de proteção contra a erosão e manutenção dos nutrientes do solo.


Uma inovação que trouxe grandes lucros e aumentou abruptamente a produção de soja, o plantio direto segue sendo uma opção utilizada na grande maioria das propriedade que usam a rotatividade de culturas.

Para ler o relato completo do agricultor, clique aqui.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.