CI

De onde sairão as 500 mil tons de soja nomeada do RS?

No Paraná, os fretes subiram de 60% a 70% no estado


Foto: Divulgação

Já existem mais de 500 mil toneladas de soja nomeadas para Rio Grande em março e a preocupação dos analistas é de onde essa soja vai sair, já que o Rio Grande do Sul só começa a colher na segunda quinzena de março. De acordo com a TF Agroeconômica, deverá  haver  um  aceleramento  das entregas no porto, com o consequente inflacionamento ainda  maior  do  frete,  que  já  está  muito  alto  e  outras despesas inerentes aos embarques. 

“Grandes mudanças nos preços por todo o Estado Com a colheita de soja ainda não tendo começado, todo o Estado vive com a soja velha, que por sua vez existe em  quantidades  muito  pequenas  para  abastecer  à região como um todo. Para compensar a falta de grãos o RS passa a importar,  esse valor e colocado juntamente do frete nas mercadorias, elevando os preços à máximas de R$170,00 para Cruz Alta e Santa Rosa, 3,66% mais caro do que os valores anteriores, existe tendência para um aumento ainda maior de frete, logo os valores devem saltar mais um tanto até o fim do mês”, comenta. 

No Paraná, os fretes subiram de 60% a 70% no estado. “Normalmente o frete do interior do estado (de 600 km) até o porto  estava em  R$ 100,00/tonelada, mas, neste ano, os preços subiram astronomicamente. Veja abaixo a  nova  tabela  válida  para  esta  semana,  apenas  para  a região  Oeste  do  estado  até  Paranaguá,  mas  os  preços são  válidos  para  outras  regiões  quando  tem  a  mesma quilometragem”, indica. 

Em Minas Gerais, os preços estão parados assim como o mercado. “Tanto  Minas  quanto  Mato  Grosso  são  duramente impactados  pelas  variações  na  bolsa  por  se  basear  na exportação tão fortemente. Ademais, os preços estão lucrativos e é preciso esperar pela evolução da colheita. Hoje  soubemos  que  duas  categorias  cruzaram  os  Braços  em  Minas  gerais,  transportadores  de  combustível  e motoristas de caçamba, já falta combustível em vários locais do estado de Minas Gerais”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.