CI

Debate sobre a safra 2004/05 ocorre hoje em Porto Alegre


O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ivan Wedekin, debate hoje (01-03), a partir das 14h, na sede da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), em Porto Alegre, o novo Plano Agrícola e Pecuário da safra 2004/2005 com produtores, cooperativas e entidades do setor. A iniciativa, em parceria entre o governo, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), faz parte de um ciclo de reuniões de trabalho nas principais regiões produtoras do Brasil.

Divididos em duas equipes, os especialistas começaram a percorrer o país em fevereiro para ouvir a sociedade e discutir o novo plano de safra. Já estiveram em Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Cuiabá (MT). Na próxima quarta-feira, estarão em Campo Grande (MS). Depois, discutem o plano nas regiões Norte e Nordeste em Recife (10/03), Belém (11/03) e Fortaleza (12/03). “Vamos ouvir a sociedade para desenhar o novo plano e decidir sobres suas prioridades”, diz Wedekin.

Os principais objetivos do novo plano são a regionalização da Política Agrícola para Centro-Sul, Norte, Nordeste e Semi-Árido, além da transformação das políticas em ações permanentes e o aperfeiçoamento dos atuais instrumentos de políticas públicas. Outra novidade importante será a divulgação das medidas que compõem o plano em maio. Com isso, os produtores poderão planejar suas decisões bem antes do início do plantio.

As discussões sobre os novos instrumentos privados de comercialização para capitalizar a agropecuária brasileira também serão um dos focos centrais dos debates. As principais iniciativas são o lançamento dos contratos de opções de venda pela iniciativa privada, a criação dos fundos privados de investimentos no agronegócio e as Letras de Comércio Agrícola (LCAs), que poderão ser emitidas por empresas privadas para captar recursos no exterior. O objetivo é integrar o setor agropecuário ao mercado de capitais.

Os especialistas discutirão ainda os preços mínimos; seguro rural; custos de produção; infra-estrutura e logística; propostas para a safrinha de inverno; papel dos bancos cooperativos no financiamento ao setor; e Cédula do Produto Rural (CPR). As reuniões de trabalho também farão balanços de alguns aspectos do plano da safra 2003/2004, lançado em junho de 2003, como o aperfeiçoamento dos oito programas de investimento.

Participam dos roteiros o secretário Ivan Wedekin; seu chefe de gabinete, Itazil Fonseca; o diretor do Departamento de Economia Agrícola, Edílson Guimarães; o diretor do Departamento de Abastecimento Agropecuário, José Maria dos Anjos; o coordenador-geral de Produtos de Exportação, Sávio Pereira; o coordenador-geral de Produtos Básicos, Silvio Farnese; o coordenador-geral de Análises Econômicas, Wilson Araújo; e o assessor especial da secretaria, Regis Alimandro. Também devem participar das rodadas de debate representantes do Ministério da Fazenda, Banco Central e do Banco do Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.