CI

Debate sobre ensino de Agronomia ganha força no país

Nesse cenário, foi instituído um grupo de trabalho


Nesse cenário, foi instituído um grupo de trabalho Nesse cenário, foi instituído um grupo de trabalho - Foto: Pixabay

Mudanças recentes na regulação do ensino superior colocaram em evidência o debate sobre a formação em Engenharia Agronômica e Agronomia no Brasil. A ampliação dos formatos semipresenciais e a distância, aliada a novas regras de classificação dos cursos, levantou questionamentos sobre a qualidade do ensino e a capacidade de esses modelos atenderem às exigências técnicas e práticas da profissão.

Nesse cenário, foi instituído um grupo de trabalho com a missão de analisar o atual panorama da graduação em Agronomia e propor encaminhamentos técnicos para o aprimoramento do ensino. O grupo foi formalizado por meio da Portaria nº 01/2026, publicada em 2 de fevereiro pela Academia Brasileira de Ciência Agronômica. A coordenação dos trabalhos contará com a participação de José Otávio Machado Menten, presidente do Conselho Científico Agro Sustentável, ao lado dos acadêmicos titulares Laércio Zambolim e Kleber Souza dos Santos, todos com trajetória consolidada na área científica e institucional.

A criação do grupo ocorre após a edição do Decreto nº 12.456 e da Portaria MEC nº 378, em maio de 2025, que alteraram critérios estatísticos e administrativos dos cursos superiores. As normas impactaram diretamente a organização e o registro das graduações, especialmente com a reconfiguração das ofertas semipresenciais e de educação a distância.

Levantamento recente aponta que o número de cursos de Agronomia e Engenharia Agronômica autorizados no país ultrapassa 780. Desse total, apenas 499 cursos presenciais estão efetivamente em funcionamento, concentrando cerca de 45,6 mil vagas. Em paralelo, observa-se um crescimento expressivo de autorizações para cursos semipresenciais e EaD, muitos ainda não iniciados, o que tem provocado debates técnicos e acadêmicos sobre a formação profissional.


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7