CI

Decreto quer evitar fechamento de frigoríficos

Ministérios pretendem instituir normas para evitar prejuízos e descartes de animais


Foto: Divulgação

Os frigoríficos estão no foco das ações contra o coronavírus. Isso porque diversas unidades tiveram que fechar no Brasil devido ao avanço das contaminações de funcionários com a doença. No Rio Grande do Sul, por exemplo, estima-se que cerca de 60% do surto da doença na indústria esteja nessas unidades. Grande número de pessoas e temperaturas baixas são combinações ideais para a proliferação de infecções respiratórias. 

Aliado a este fator o fechamento de unidades obriga ao descarte de aves e suínos que estão prontos para o abate e não podem esperar pois gerariam mais prejuízos. A BRF, por exemplo, anunciou que descartou 100 mil frangos somente na unidade de Lajeado (RS).

Para evitar situações como estas os ministérios da Agricultura, da Saúde e da Economia, pretendem editar um decreto com protocolos para o controle da Covid-19 em frigoríficos brasileiros. Além de normas rígidas para integrados, agroindústria e transportadores, será definido um grupo que vai analisar o fechamento de unidades em caso de ocorrência de Covid-19 e  evitar que seja feito por órgãos públicos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.