CI

Defesa Civil alerta para chuva forte em MG, RJ, GO e ES

No domingo (12), o risco de chuva forte é válido para o sudeste e Zona da Mata Mineira


A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Espírito Santo.

Na tarde e noite desta sexta-feira (10), a passagem de uma frente fria pelo litoral do Sudeste organiza áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva no sul de Minas Gerais. Alerta-se que, em alguns momentos, há risco de chuva forte com descargas elétricas. Amanhã (11), o alerta é válido para o sul e Triângulo Mineiro. No domingo (12), o risco de chuva forte é válido para o sudeste e Zona da Mata Mineira.

Entre a noite de hoje e sábado (10 e 11), a passagem de uma frente fria pelo litoral do Sudeste organiza áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva no sul do Rio de Janeiro. Alerta-se que, em alguns momentos, há risco de chuva forte com descargas elétricas. No domingo (12), o risco é válido para todo o Estado, especialmente para o norte fluminense.

Amanhã (11), a passagem de uma frente fria pelo litoral do Sudeste organiza áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva no sul de Goiás. No domingo (12/07), a chuva atinge o Espírito Santo. Alerta-se que, em alguns momentos, há risco de chuva forte com descargas elétricas, especialmente no sul do Espírito Santo.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para o risco de alagamentos e enchentes nas áreas ribeirinhas, deslizamento de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Os alertas preventivos emitidos para os Estados são baseados em informações do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cptec).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.