CI

Definidos os membros do Júri Nacional do Cup of Excellence 2010

Além de integrarem o Júri Nacional, os juízes serão responsáveis pela pré-seleção dos lotes inscritos no concurso, que ocorrerá entre os dias 4 e 8 de outubro deste ano


A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês) divulgou a relação dos 13 profissionais de prova e classificação que farão parte do Júri Nacional do 11º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil – Cup of Excellence 2010. São eles: Clovis Venancio, Ewerton Satiro da Silva, Fábio Martins Ruellas, Felipe Croce, Helivaldo Ferreira de Castro, João Clovis Junior, Jorge José Meneses, Kelmison Tamer Barros, Oliver Gut, Rosseline Paulo Rodrigues, Thiago Lima Miguel, Virgílio Pimenta de Pádua Neto e Wellington Carlos Pereira.

Esses profissionais foram aprovados entre os 27 inscritos no teste de seleção realizado no Centro de Excelência de Café do Sul de Minas, localizado em Machado (MG). A prova foi aplicada por Sílvio Leite, presidente da Agricoffee, empresa especializada em qualidade de cafés, e consultor da Alliance for Coffee Excellence (ACE), ONG responsável pela metodologia e pelos trabalhos internacionais do concurso Cup of Excellence nos nove países produtores onde é realizado (Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Ruanda). O desempenho dos candidatos foi encaminhado para a avaliação de Paul Songer, chefe do controle de qualidade do Cup e um dos membros fundadores da ACE, responsável pela definição dos aprovados.

Além de integrarem o Júri Nacional, os juízes serão responsáveis pela pré-seleção dos lotes inscritos no concurso, que ocorrerá entre os dias 4 e 8 de outubro deste ano. Adicionalmente, eles avaliarão as amostras dos cafés classificados para a fase nacional, prevista para a semana de 8 a 12 de novembro. Os dois juízes que tiverem melhor avaliação pelo sistema informatizado, o qual leva em consideração as notas dadas em todos os quesitos e as relaciona com as avaliações finais de cada amostra, serão convidados para integrar o Júri Internacional, que determinará, entre 15 e 19 de novembro, os lotes para a disputa do leilão do Cup of Excellence 2010, cujo juiz principal será Eduardo Ambrocio, da Associação Nacional do Café da Guatemala (Anacafé), considerada uma das instituições de mais alto nível em organização sobre cafés especiais.

O 11º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil – Cup of Excellence 2010 tem por objetivo eleger o melhor café arábica brasileiro produzido nesta safra, através de quatro fases. Na pré-seleção é feita a triagem das amostras recebidas, a fim de eliminar grandes defeitos físicos e sensoriais. Na fase nacional, acontece a análise de um segundo exemplar retirado pela organização do concurso dos lotes que passaram pela triagem, e a seleção daqueles cafés com nota mínima de 84 pontos, em uma escala de 0 a 100, cuja avaliação é feita considerando tipo, cor, aspecto, umidade, defeitos e qualidade de bebida. Na fase internacional, 24 juízes (importadores, torrefadores, baristas, donos de coffee-shops) da América do Norte, Ásia e Europa avaliam os cafés selecionados na fase nacional. E, por último, ocorre o leilão via internet daqueles cafés que, na fase internacional, também obtiveram notas superiores a 84 pontos.

A organização do Concurso é feita pela BSCA, em parceria com Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ACE e Agricoffee, contando com o apoio institucional de Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Conselho Nacional do Café (CNC) e Centro de Excelência do Café do Sul de Minas (CEC). A auditoria do certame está a cargo da BCS ÖKo-Garantie-Brasil.


As informações são da assessoria de imprensa da Associação Brasileira de Cafés Especiais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.