CI

Degustação de produtos da pesquisa será destaque amanhã na Casa da Embrapa

Degustação será nesta quarta-feira


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promove amanhã, dia 7, às 10h30, na Casa da Embrapa, no Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), degustação de alguns produtos desenvolvidos pela pesquisa. Os visitantes da Casa da Embrapa poderão conhecer os sabores do caldo de feijão carioca, de mandioca tipo chips, pipoca de sorgo, de uva e de suco de uva integral, além de bolachas à base de soja. Confira mais informações sobre os produtos que estarão para degustação.

Caldo de feijão - os visitantes do Show Rural poderão experimentar o caldo de feijão carioca, preparado com grãos do feijão BRS FC 104. O tempo médio de cocção é de 37 minutos.  Além de excelente sabor, essa é a primeira cultivar superprecoce do mercado, produzida pela Embrapa. A cultivar tem ciclo abaixo de 65 dias (da semeadura à maturação dos grãos). Geralmente, uma variedade de feijão possui ciclo de 90 dias, sendo as mais precoces com ciclo em torno de 75 dias. Este fato representa vantagem competitiva para o agricultor, Além dessa característica, a cultivar apresenta elevado potencial produtivo chegando em média a 3792 kg/ha, com produtividade de aproximadamente 60 kg de grãos para cada dia de ciclo. 

Pipoca de sorgo - No Show Rural, os visitantes poderão experimentar a pipoca de sorgo. Originário da África e da Índia, o sorgo no Brasil é tradicionalmente usado para alimentação animal, mas é crescente o seu uso para consumo humano. Os grãos possuem altos teores de ferro, zinco, proteínas, fibras e vitamina. Com um sabor suave, o sorgo pode ser usado em receitas diversas. 

Chips de mandioca – Quem visitar a Casa da Embrapa no Show Rural poderá experimentar chips de mandioca. A mandioca de mesa é um alimento que apresenta alto valor energético e grande aceitação pela população brasileira. Apesar de todo o potencial alimentício, em condições de temperatura ambiente e umidade elevadas, a mandioca se deteriora mais rapidamente do que outras hortaliças de raiz. Portanto, o seu aproveitamento depende do emprego de tecnologias apropriadas de conservação. Uma possibilidade de agregar valor e incentivar o cultivo da mandioca é a produção de salgadinhos fritos do tipo chips, visto ser uma tecnologia simples e um produto de mercado crescente. 

Uvas – Também haverá degustação da BRS Núbia, cultivar de uva de mesa preta com sementes, de ciclo médio, bem vigorosa, com boa fertilidade e média de produtividade em PR, SP, MG e polo Petrolina-Juazeiro, alcançando a faixa de 25 t/ha a 30 t/ha. Possui também teor de açúcar em torno de 16°Brix a 20°Brix e dispensa o uso de reguladores de crescimento para o aumento do tamanho de bagas. 

Suco de uva – A Embrapa também promoverá degustação de sucos de uva, elaborados com o suquificador, equipamento em demonstração no Show Rural. Os sucos são elaborados a partir de variedades de uva desenvolvidas pelos pesquisadores da Embrapa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.